O Windows SuperFetch, uma nova tecnologia do Windows Vista e Windows 7, permite que as aplicações e ficheiros sejam carregados muito mais rapidamente do que nos computadores com o sistema operativo Windows XP.
Nas anteriores versões do Windows, a resposta do sistema podia ser irregular. Pode ter detectado um funcionamento mais lento do computador a seguir ao arranque, depois de trocar de utilizador ou mesmo a seguir ao almoço. Embora um excesso de hidratos de carbono possam fazer com que trabalhe mais lentamente depois do almoço, o seu computador trabalha mais lentamente por razões diferentes. Quando não está a utilizar o computador de uma forma activa, algumas tarefas de segundo plano - incluindo a execução automática de cópias de salvaguarda e verificações do software antivirus - usam essa oportunidade para se executarem nessas ocasiões em que causam a menor perturbação. Estas tarefas de segundo plano podem ocupar espaço da memória do sistema que as suas aplicações estavam a utilizar. Quando recomeça a utilizar o computador, poderá demorar algum tempo a voltar a carregar os dados para a memória, reduzindo assim o desempenho do computador.

O SuperFetch reconhece quais as aplicações mais utilizadas, e faz o carregamento prévio dessas aplicações na memória para que o computador possa responder mais rapidamente. O SuperFetch utiliza um esquema inteligente de atribuição de prioridades que reconhece quais as aplicações que utiliza mais frequentemente, podendo mesmo distinguir quais as aplicações que utiliza mais em diferentes ocasiões (por exemplo, durante o fim de semana em comparação com os dias úteis), de modo a que o seu computador esteja pronto para fazer aquilo que deseja que ele faça. O Windows Vista/7 pode também atribuir prioridades às suas aplicações em relação às tarefas de segundo plano, de modo a que o computador responda mais rapidamente quando o volta a utilizar depois de um período de espera.