Documento "Como fazer"
HTD8202380000R02

   
O que é que se faz em relação aos sectores danificados no disco rígido?


    Detalhes do documento:

-
 Sistema operativo:
Windows 7 - 32 Bits, Windows 7 - 64 Bits, Windows 8 - 32 Bits, Windows 8 - 64 Bits, Windows 8 - Upgrade, Windows Vista 32 Bits, Windows Vista 64 Bits, Windows XP, Windows XP MCE, Windows XP Tablet Edition
   mais detalhes...  


    Resolução:

Por vezes, surgem sectores danificados devido a algum dano físico na superfície do disco magnético rotativo que se encontra no interior da unidade. Estes sectores danificados são detectados por ferramentas de verificação de discos, como o "CHKDSK" ou o "SCANDISK" dos sistemas Microsoft. Os sons emitidos pelo disco em funcionamento também podem dar uma indicação disso. Se ouvir sons mais altos do que o costume e "cliques" pouco usuais durante o funcionamento, é possível que o disco rígido esteja com danos graves. Nesta situação, deve tentar fazer cópias de segurança dos seus dados o mais rápido possível.

Não é possível reparar um sector danificado, mas nos discos rígidos actuais há muitos sectores disponíveis para compensar a perda dos que se danificam. Há várias ferramentas que conseguem ler a informação "SMART" (Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology) do disco rígido e prever este tipo de erros.

Para saber mais sobre sectores danificados e sobre a tecnologia "SMART", visite as seguintes páginas na Internet:

http://en.wikipedia.org/wiki/Bad_sector
http://en.wikipedia.org/wiki/Self-Monitoring%2C_Analysis%2C_and_Reporting_Technology


Em alguns casos, é possível "contornar" os sectores danificados com a ajuda de ferramentas do Windows, executando estes passos:

1. Faça duplo clique no ícone "O meu computador".
2. Seleccione o disco que deseja testar e reparar.
3. Escolha a opção Propriedades no menu Ficheiro. Deverá aparecer a janela com as propriedades da unidade que seleccionou.
4. Seleccione o separador Ferramentas.
5. Clique no botão "Verificar agora", por baixo de "Verificação de erros".
6. Dependendo da sua versão do Windows, seleccione "completa", "verificar e tentar recuoerar sectores danificados" ou "Verificar a unidade".
7. Clique em Iniciar". A ferramenta tentará reparar os erros que encontrar, se for possível.

Se a tentativa de reparação falhar, o melhor é consultar o website do fabricante do disco rígido. Os fabricantes costumam disponibilizar as suas próprias ferramentas de verificação e reparação de discos rígidos.
Se esta tentativa de reparar o disco rígido também falhar, contacte um parceiro de serviços autorizado no seu país tendo em vista a substituição do disco rígido.


    Isenção de responsabilidade:

A Toshiba oferece esta informação tal como ela se apresenta, não dando garantias de qualquer tipo, explícitas ou implícitas, incluindo, entre outras, garantias implícitas de comerciabilidade ou de adequação para um determinado fim. A Toshiba não poderá ser responsabilizada por questões relacionadas com os assuntos abrangidos nesta informação ou no software, nem pela sua falta de correcção, abrangência ou qualidade. A Toshiba não poderá ser responsabilizada por quaisquer danos provocados pela utilização de qualquer informação ou software fornecidos, incluindo informação que eventualmente esteja incorrecta ou incompleta. Todas as marcas comerciais aqui referidas pertencem aos respectivos proprietários.


    Inquérito:

 1. A informação deste documento foi útil?
de maneira nenhuma muito

 2. Teria contactado o centro de assistência técnica se não tivesse encontrado esta informação?
 Sim
 Não
 Não sei

 3. Com base na sua resposta à primeira pergunta, seleccione uma das seguintes opções:
Estou muito satisfeito(a)
 Acho que me ajudará, mas ainda não tentei
Preciso de mais informação.
 A informação é difícil de compreender
 A informação não responde à minha pergunta
A informação está incorrecta.

 4. Diga-nos como acha que podemos melhorar este documento (opcional):